quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Ufa, ufa: Ocorre primeira Sessão Ordinária dos Vereadores de Iguaí após as Eleições 2016



Ficha de Acompanhamento e Avaliação dos Trabalhos Realizados pelos Vereadores de Iguaí - BA

FICHA N.º 04



MOVIMENTO DE UNIÃO EM DEFESA DE IGUAÍ - MUDI


01) Objeto de acompanhamento e avaliação:

CÂMARA DE VEREADORES DE IGUAÍ

UF

BA

02) Natureza da sessão legislativa:

SESSÃO ORDINÁRIA
Data

01 / 11 / 2016
Horário Oficial
Início

9h
Término

11h
03) Pauta da Sessão

Início efetivo



9h10

# Não houve assuntos na pauta desta Sessão.

# O Secretário da Casa Legislativa leu apenas as matérias para apreciação dos Vereadores:
a) Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2017 encaminhada pela Prefeitura Municipal; e
b) Projeto de Lei encaminhado pelo Prefeito Municipal solicitando autorização para abertura de crédito suplementar de mais de 8 milhões de reais.
  
# Também foi colocada para votação a Ata da sessão anterior, aprovada inclusive.


Término efetivo



9h45
VEREADORES
Partido
Frequência
na Sessão
Horário de ingresso à Sessão
Nome Completo
Nome na Urna
1
Ademar Chaves Rios
DEMA RIOS
PDT
Presente
9h

2
Climério Jeferson Sousa Gomes
ICO GOMES
DEM
Presente
9h

3
Osvanildo Pacheco dos Santos
KIKO DO RIO PRETO
PDT
Presente
9h01

4
Luís Carlos da Cunha
LUÍS CUNHA
DEM
Presente
9h

5
Marcelo Sousa Leal
MARCELO DO MACÁRIO
PSDB
Ausente
-
6
Ruzinaldo de Jesus Freitas
NENEM DE MAROTINHO
PSD
Presente
9h06

7
Osmário Rocha dos Santos
OSMÁRIO
PDT
Presente
9h

8
Ranulfo José Moreira
RANULFO
PSD
Presente
9h08

9
Sabino Rodrigues Chaves
SABINO
DEM
Presente
9h

10
Welton da Silva Amado
WELTON AMADO
DEM
Ausente
-

11
José Ubaldo Peixoto de Lima
ZEZINHO ITAGIBÁ
DEM
Ausente
-

04) Justificativas apresentadas pelo(s) Vereador(es) sobre ausência(s) à Sessão (se houver)

# NOTA: Embora alguns Vereadores cheguem às dependências ou ao Plenário da Câmara Municipal antes do horário oficial previsto para iniciar as Sessões Ordinárias, o MUDI só considera como referência de tempo e marco inicial para ingresso dos Vereadores às Sessões o horário de 9h (nove horas).

# Dos 11 VEREADORES, 08 (OITO) deles (Dema Rios, Ico Gomes, Kiko do Rio Preto, Luís Cunha, Nenem de Marotinho, Osmário, Ranulfo e Sabino) COMPARECERAM à Sessão Ordinária de hoje, 01. Finalmente!

# Desta vez, todos os 04 (QUATRO) membros da MESA DIRETORA compareceram à Sessão.

# E 03 (TRÊS) VEREADORES (Marcelo do Macário, Welton Amado e Zezinho Itagibá) FALTARAM às suas atividades legislativas nesta Sessão.

# A Presidência da Casa Legislativa não informou ao MUDI os motivos, se justos e plausíveis, alegados pelos 03 VEREADORES FALTOSOS à Sessão de hoje. Até o momento de publicação desta postagem, os integrantes do Movimento não receberam quaisquer manifestação formal sobre as justificativas para as ausências dos 03 Edis, acima mencionados.

# Não custa lembrar que os canais de comunicação do MUDI continuam abertos, como preconiza a legislação, aos Vereadores, para apresentação de justificativas alusivas às suas ausências.

05) Resumo dos Assuntos Discutidos na Sessão

# Sem assuntos contidos na “Ordem do Dia”, não houve discussões pelos Vereadores na Sessão de hoje. Diante do fato de que esta acabou sendo a primeira Sessão Ordinária a ocorrer de fato após as Eleições de 2016, os Vereadores simplesmente aproveitaram a oportunidade dada pela Presidência da Casa Legislativa para proferir inúmeros agradecimentos aos seus eleitores e aos apoiadores de suas campanhas eleitorais.

# A Sessão Ordinária de hoje, 01, teve o seguinte roteiro:

1. Após a abertura, às 9h10, foi posta em votação a Ata da sessão anterior, sendo aprovada;

2. Leitura do Material pelo Secretário:
a) Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2017 encaminhada pela Prefeitura Municipal; e
b) Projeto de Lei encaminhado pelo Prefeito Municipal solicitando autorização para abertura de crédito suplementar na ordem de mais de 8 milhões de reais;

3. O Presidente pediu ao Secretário para proceder a leitura da “Ordem do Dia”, embora não tenha havido qualquer leitura, por falta mesmo de assunto;

4. Em seguida, o Presidente franqueou a palavra aos Vereadores:
a) ICO GOMES fez agradecimentos e parabenizou os outros candidatos a Vereador eleitos em 2016;

b) KIKO DO RIO PRETO também fez seus agradecimentos e proferiu os cumprimentos a inúmeras pessoas;

c) LUÍS CUNHA fez os seus agradecimentos e felicitações como os demais e comentou que a Câmara Legislativa esteve sempre aberta à comunidade e que informações serão dadas aos órgãos competentes (sem esclarecer de que informações ele estava se referindo e quais seriam esses órgãos);

d) RANULFO fez também agradecimentos e completou lembrando que, nas eleições de 2016, a quantidade de “votos nulos e em branco”, em muitas cidades, foi maior que os votos que elegeram candidatos;

e) SABINO expressou igualmente seus agradecimentos e abordou a necessidade de alteração do horário das sessões ordinárias da Câmara Legislativa, prometendo ainda fazer na próxima legislatura uma política diferente;

f) OSMÁRIO fez agradecimentos pelo seu tempo na condição de Vereador e lembrou que não tem ideia do seu futuro político em Iguaí (ele não foi reeleito para a próxima legislatura);

g) NENEM DE MAROTINHO proferiu também seus agradecimentos e parabenizações, pedindo ao Presidente da Casa Legislativa providencias para sanar problemas de falta d’água no Distrito de Palmeirinha, segundo o qual não tem havido fornecimento de água na região desde a última sexta-feira;

h) DEMA RIOS, o Presidente, fez agradecimentos também e lembrou as dificuldades de exercer a presidência da Casa Legislativa, mas que estava conseguindo vencer os obstáculos, com o apoio dos colegas.

5. Em seguida, o Presidente encerrou a Sessão, às 9h45.

06) Encaminhamentos e Deliberações da Sessão

# Nesta SESSÃO, NÃO HOUVE ENCAMINHAMENTOS E DELIBERAÇÕES por parte dos VEREADORES ora presentes.

07) Avaliação do MUDI sobre os trabalhos dos Vereadores na Sessão

# Ufa, ufa... FINALMENTE, os Vereadores do município de Iguaí fizeram uma SESSÃO ORDINÁRIA após as Eleições de 2016. Nos mês de outubro, não ocorreu nenhuma sequer. Todas as quatro sessões não aconteceram por falta de quórum. Ou seja, PRODUTIVIDADE ZERO.

# Durante esse período, após as Eleições de 2016, os cidadãos iguaienses ficaram boquiabertos com a tamanha falta de preocupação dos seus representantes legislativos em cumprir obrigações básicas e elementares: comparecer às sessões ordinárias. E o pior: os Vereadores nem se preocuparam em dar quaisquer explicações ou dar suas justificativas à comunidade os motivos de tantas faltas.

# Mas o tempo de duração de cada sessão previsto para duas horas, das 9h às 11h, foi de apenas 35 minutos o período que durou esta Sessão.

# Não houve quaisquer encaminhamentos e deliberações dos Vereadores. Eles fizeram apenas agradecimentos e felicitações de praxe, sem de fato produzir atos ou decidir matérias de interesse da comunidade.

# Mesmo diante de tantas intempéries políticas no município e da urgência de apreciar e votar matérias que impactam na vida dos cidadãos iguaienses, os Vereadores se restringiram a dar agradecimentos e parabenizações.

# Não obstante, alguns Vereadores ainda fizeram questão de expressar o seu descontentamento com as ações do MUDI. Nada mais natural haver represália por parte de quem não costuma ser fiscalizado e avaliado em suas atividades. Por muito tempo, a população local abriu mão de acompanhar os trabalhos na Casa de Leis deste município. Nesse sentido, é natural que ocorram alguns incômodos com a presença de gente séria e interessada em saber o que está sendo feito na Câmara de Vereadores e ainda divulgar isso em rede mundial, para todos poderem acompanhar de perto seus representantes. Mas, como lembrete, nosso trabalho é sério e perene e só esta começando. Temos muito caminho ainda a percorrer. E vamos continuar fazendo o nosso trabalho, com ética e respeito, à luz das leis do país. Temos fé em Deus que muita coisa mudará neste município! E nossa parte está sendo feita, processando...


ESTAMOS DE OLHO!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário