Na
manhã da última segunda-feira (05), o Conselho Gestor do MUDI
protocolizou na Secretaria da Câmara de Vereadores de Iguaí
requerimento solicitando a alteração
do horário das Sessões Ordinárias da Casa. Atualmente,
embora sem disposição resolutiva, as sessões ordinárias da Casa
têm sido realizadas nas terças-feiras, no período matutino, entre
9h e 11h.
MUDI envia requerimento com pedido de alteração do horário das sessões da Câmara de Vereadores de Iguaí |
Pelo próprio Regimento Interno da Casa, estabelecido através da Resolução nº 01, de 29/12/2003, as sessões ordinárias deveriam ser realizadas nas segundas-feiras, das 20 horas às 22 horas.
Mais
tarde, as sessões ordinárias passaram a ser realizadas nas
quartas-feiras, das 9 horas às 11 horas, por força da Resolução
nº 01, de 12 de março de 2013.
No
requerimento do MUDI, é pedida a alteração como forma de criar
oportunidade para a participação efetiva da comunidade nos
trabalhos do Legislativo Municipal, com a participação
de servidores públicos, representantes de entidades, da imprensa e
demais atores da sociedade iguaiense.
Com
a alteração, os setores ligados aos serviços públicos, por
exemplo, poderiam acompanhar o trabalho dos vereadores, já que, em
sua grande maioria, os servidores trabalham em horário comercial.
Nas
condições atuais, a presença dos cidadãos tem sido prejudicada
significativamente, diante da inviabilidade de acompanhar os
trabalhos realizados pelos REPRESENTANTES da comunidade na Casa,
contrariando o próprio lema da Câmara de Vereadores, afixado nas
dependências do Plenário: "CASA
DO POVO, CADA VEZ MAIS DO POVO".
Evidentemente,
para que o Legislativo Municipal possa ser considerado, de fato, um
espaço reservado à participação popular e comunitária, é
necessário que o horário das sessões seja adequado e atenda às
particularidades da vida dos cidadãos e não das conveniências dos
próprios vereadores.
Câmara de Vereadores envia documentos ao MUDI
Câmara de Vereadores envia documentos ao MUDI
Documentos enviados pela Câmara de Vereadores ao MUDI, em atendimento ao requerimento enviado pelo Movimento |
Ressalte-se que o MUDI, recentemente, em 31/10/2016, requereu, da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, com esteio na Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso a Informações Públicas), a disponibilização de cópias de atos oficiais e documentos editados pela Casa.
Posteriormente,
em atendimento ao quanto requerido, a Mesa Diretora da Câmara de
Vereadores, na pessoa de seu Presidente, ADEMAR CHAVES RIOS, forneceu
devidamente as cópias, em material impresso, dos documentos listados
abaixo:
- Regimento Interno (e suas alterações, se houver);
- Ato de nomeação das Comissões Permanentes (e suas alterações);
- Ato(s) de alteração do dia e horário das sessões ordinárias;
- Cópia do Livro de Ponto dos respetivos Vereadores, alusivo ao ano de 2016 (até a presente data).
O
Movimento agradece ao Presidente da Casa pela presteza no atendimento
dessa demanda, embora ciente de que, por força de lei, a Câmara de
Vereadores é obrigada a disponibilizar os atos e documentos públicos
no portal da transparência, como forma de assegurar acesso
irrestrito aos cidadãos dos atos praticados pelos representantes do
povo no Legislativo Municipal.
O
MUDI
O
Movimento de União em Defesa de Iguaí – MUDI, é uma entidade
social composta de membros da comunidade iguaiense, com os fins de
realizar o acompanhamento e a avaliação do Legislativo e Executivo
do município de Iguaí, Estado da Bahia.
As
atividades do MUDI baseiam-se nos princípios da democracia, da
transparência e da participação cidadã nas questões relacionadas
à gestão da coisa pública, através de processos de fiscalização,
monitoramento e controle social, com responsabilidade e respeito à
ética e às normas legais.
Nossos
canais de comunicação
- E-mail: mudi.iguai@gmail.com
- Facebook/MovimentoDeUniaoEmDefesaDeIguai
- Blog: http://mudiiguai.blogspot.com
Por | Comunicação MUDI
Nenhum comentário:
Postar um comentário