O MUDI - Movimento de União em Defesa de Iguaí iniciou no mês de fevereiro de 2017 um ciclo de reuniões com Coordenadores e Secretários da atual administração municipal.
A primeira reunião ocorreu no dia 16 de fevereiro, às 19h, com o Coordenador de Tributos do Município, ILDSON ALVES DE SOUSA. Nela, diversos assuntos foram abordados, com o fim de conhecer a funcionalidade, as carências e as demandas do setor.
A primeira reunião ocorreu no dia 16 de fevereiro, às 19h, com o Coordenador de Tributos do Município, ILDSON ALVES DE SOUSA. Nela, diversos assuntos foram abordados, com o fim de conhecer a funcionalidade, as carências e as demandas do setor.
Reunião entre o MUDI e o Coordenador de Tributos do Município |
Evidentemente, o objetivo desses encontros não
se resume a conhecer as ações de cada órgão ou agente público, mas, sobretudo,
apresentar sugestões e ponderações para, juntos, construir ideias e políticas
públicas em sintonia com as necessidades da comunidade.
O MUDI, através de seus representantes, que
exerce o controle social externo, com foco no acompanhamento e na fiscalização
da coisa pública, além de se inteirar da organização e do funcionamento do
órgão, tem a preocupação em apresentar sugestões e ideias viáveis, que possam
efetivamente provocar melhorias na prestação do serviço público à população.
Nesta reunião, foram abordadas, pelos
integrantes do MUDI, diversas deficiências relacionadas à organização e
funcionalidade do setor de rendas e tributos do Município. Do mesmo modo, o
Coordenador de Tributos apresentou determinadas dificuldades como limitadoras para
satisfazer, a contento, as necessidades da comunidade e cumprir as diretrizes
institucionais, na forma da legislação aplicável.
Reunião entre o MUDI e o Coordenador de Tributos do Município |
As carências do setor de rendas e tributos estão
intrinsecamente relacionadas aos problemas deixados como “herança” pela
administração anterior e à falta de investimento adequado na estruturação
administrativa pela atual gestão municipal. Essa reformulação está atrelada a
melhoramentos na infraestrutura física do local onde funciona o órgão,
organização funcional e integração com os demais órgãos municipais.
Como resultado dessa discussão, algumas medidas
foram apresentadas paritariamente pelos membros do Movimento e pelo próprio Coordenador
de Tributos Municipais, como forma de minimizar, a curto prazo, os danos
causados à população pelas deficiências do setor e sanar, a médio e longo
prazos, os problemas ora existentes, com os fins de dar atendimento de
qualidade à comunidade e melhorar o processo de tributação, considerando que o
setor é estratégico na arrecadação de tributos essenciais para o
desenvolvimento da Municipalidade.
Acompanhe, a seguir, os principais assuntos
abordados e suas respectivas sugestões e contribuições apresentadas na reunião
entre membros do MUDI e o Coordenador de Rendas do Município de Iguaí:
a) CÓDIGO TRIBUTÁRIO DO MUNICÍPIO
É do ano de 2002 e precisa passar por eventuais
alterações, pois apresenta defasagem em muitos itens, prejudicando
demasiadamente o processo de arrecadação de tributos e o trabalho realizado
pelos servidores do setor.
SUGESTÃO
A Municipalidade precisa desenvolver
urgentemente estudos para reformulação ampla do Código Tributário do Município,
observando-se as boas experiências e medidas adotadas em municípios
brasileiros, e baianos principalmente, nessa área, e valendo-se de
especialistas e técnicos para modernizar nosso código tributário.
b) ESTRUTURA FUNCIONAL DA COORDENAÇÃO DE
TRIBUTOS
A Coordenação de Tributos de Iguaí é composta atualmente
por apenas 08 servidores, distribuídos da seguinte forma:
01 - Coordenador Tributário (Ildson Alves de
Sousa)
01 - Coordenação Alvarás
01 - Coordenação IPTU
01 - Secretário Coordenador Tributário
01 - Limpeza do setor e serviços de copa
02 - Fiscais de Tributos da Feira Livre
01 - Fiscalização de Construção
SUGESTÃO
O Município deve promover estudos para
alterações na Lei Municipal nº 192/2013, que dispõe sobre a Organização
Administrativa do Município de Iguaí e sua Estrutura, e ajuste a estrutura
organizacional da Coordenadoria de Tributos às necessidades reais do próprio setor
e da comunidade. Além disso, cabe a abertura de CONCURSO PÚBLICO específico para provimento de vagas no setor de tributos, porque atualmente
não há sequer um cargo ocupado por servidor efetivo previsto na organização
administrativa do referido setor, o que dificulta a continuidade das ações do
setor no processo de transição de governos, a cada 04 anos.
c) ASSESSORIA JURÍDICA E OCORRÊNCIAS E DEMANDAS
A Coordenação de Tributos não dispõe de
assessoria jurídica exclusiva. E o setor não dispõe de veículos próprios para
atendimento das ocorrências e demandas.
SUGESTÃO
O Município precisa viabilizar assessoria
jurídica especializada para atendimento exclusivo do setor de tributos. O
próprio Coordenador Tributário reconheceu que tem encontrado inúmeras
dificuldades na implementação de determinadas medidas, porque a área de
tributação do país é complexa e exige especialização jurídica nessa matéria,
para promover atendimento eficiente do setor e evitar erros que causem danos e
prejuízos ao Erário e ao contribuinte. Sobre a questão dos veículos, o
coordenador afirmou ser essencial, pois o setor necessita de mobilidade e
ferramentas para o cumprimento das suas atribuições, como realizar as autuações
devidas. Portanto, urge adquirir veículos para o setor de tributos de Iguaí.
d) ALVARÁ 2017
Ainda não está sendo emitindo, por falta de
sistema informatizado. A previsão para normalização é a partir de março 2017. O
Coordenador de Tributos salientou que não há em Iguaí parâmetros legais e
sistêmicos bem definidos e com regras claras na equação e estipulação do valor
a ser cobrado para obtenção do alvará de natureza comercial.
A fiscalização é inexistente. Por isso, muitos
comerciantes e prestadores de serviços, inclusive oriundos de outros
municípios, não contribuem, causando prejuízos aos cofres públicos do Município.
Quanto aos alvarás para a realização de eventos,
o Coordenador pretende implementar assim que o sistema informatizado instalado.
O modo de pagamento do alvará do Município é
feito por uma modalidade que limita uma cota diária nos bancos, lotéricas e
correspondentes. O contribuinte quer efetuar o pagamento, mas encontra
dificuldades para quitação devida.
SUGESTÃO
A implementação de um sistema de boletos com
código de barras facilitaria o pagamento do contribuinte, que poderia acessar
os bancos, lotéricas, correspondentes e utilizar os terminais eletrônicos ou a
modalidade internet banking.
Desenvolver parâmetros para definir e
democratizar o valor cobrado pelo alvará, ou seja, mensurar e classificar as
empresas a partir de variáveis, como tamanho, faturamento, localização, natureza
da atividade, visto que há empresas de diversos ramos e perfis no município. Criar
também uma equipe de servidores encarregados de fiscalizar a existência de
comerciantes ou prestadores de serviços sem o devido alvará de funcionamento,
para eventuais notificações e autuações.
E) IPTU 2017
Ainda não foi iniciada a confecção dos carnês
para cobrança do IPTU 2017. De acordo com o Coordenador de Tributos, o setor
ainda não dispõe do sistema de geração dos IPTUs para o posterior envio ao
contribuinte.
O modo de pagamento do IPTU no município é feito
por uma modalidade que limita uma cota diária nos bancos, lotéricas e
correspondentes. O contribuinte, muitas vezes, quer efetuar o pagamento, e
encontra dificuldades.
SUGESTÃO
A implementação de um sistema de boletos com
código de barras facilitaria o pagamento do imposto pelo contribuinte, que
poderia acessar os bancos, lotéricas, correspondentes e utilizar os terminais
eletrônicos ou a modalidade internet banking.
Também deve haver campanhas de incentivo ao
pagamento do IPTU, com promoções e sorteios de brindes e prêmios. E ainda
primar pela transparência no uso dos recursos ora arrecadados nessa fonte.
f) ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO
É comum no município o início e término das
obras sem a inscrição de alvará de construção.
SUGESTÃO
O Município necessita desenvolver um programa
que contemple sugestão de plantas, documentação, alvarás e outros requisitos para
auxiliar, principalmente, os contribuintes de baixa renda. Assim, o município
terá o crescimento urbano organizado e estruturado, contribuindo para
regularização do setor imobiliário e evitando problemas de registro de autuação
de contribuintes proprietários de imóveis irregulares na sede e nos distritos
do nosso município.
g) FISCALIZAÇÃO DE OBRAS
Em 2017, o Município não está fiscalizando as
construções e obras em andamento. O Coordenador pretende iniciar essas
atividades após a aquisição de veículos e a disponibilização de mais servidores
para o setor.
SUGESTÃO
Que o Município desenvolva um programa, à luz
das boas práticas em outros municípios baianos, como Vitória da Conquista
(fazendo as devidas alterações à realidade nossa) que contemple sugestão de
plantas, documentação, alvarás e outros requisitos para auxiliar, sobretudo, os
contribuintes de baixa renda. Dessa forma, o município poderá intensificar a
fiscalização das construções, promovendo também a organização da malha urbana e
evitando o crescimento urbano desordenado.
h) CERTIDÃO NEGATIVA
O município ainda não firmou parceria com as
empresas concessionárias de água e esgoto e energia elétrica, como a Embasa e a
Coelba, para a obrigatoriedade de Certidão Negativa, como ocorre em outros
municípios, para a solicitação dos serviços essenciais (água, esgoto, energia).
SUGESTÃO
Que o município desenvolva um estudo, vide
exemplo de outros municípios, e implemente mecanismos para que a certidão
negativa seja cada vez mais exigida e necessária para a solicitação de outros
serviços, porque a falta de exigência ao contribuinte de regularidade fiscal,
através da Certidão Negativa, quando este solicita serviços às concessionárias,
acaba prejudicando a arrecadação tributária, pois permite o aumento da
inadimplência. Além disso, essa medida contribuirá para melhorar a formalização
e organização do crescimento urbano.
i) ISS
As empresas que atuam no município apresentam as
notas e recolhem o ISS de acordo com o valor previsto em lei, hoje de 5%.
Porém, a falta de informatização e fiscalização adequada tem prejudicado a arrecadação
de tributos.
SUGESTÃO
Que o Município realize uma atualização do
cadastro do setor comercial, serviços e indústria, a fim de identificar e
conhecer o potencial do próprio município, nos moldes de inventário, como forma
de facilitar a arrecadação de ISS, alvarás e outros tributos e taxas.
j) FROTA DE TAXI e CONCESSÃO DE ALVARÁS
O Coordenador de Tributos não soube informar a
frota de táxis atual de Iguaí, pois o sistema está indisponível e inviabiliza a
pesquisa dessas informações.
SUGESTÃO
Que o Município promova um estudo para adequar a
frota à necessidade da população, conforme o número de habitantes. E que também
promova mecanismos para a padronização da frota, como, por exemplo: cor do
veículo e adesivação que identifique tanto o veículo quanto os prestadores de
serviços, que deverão disponibilizar, conforme outros municípios, CNH e outras
informações do condutor dos táxis. O coordenador de tributos afirmou que
pretende organizar e controlar melhor esse processo, após a disponibilização do
sistema informatizado para o setor.
NECESSIDADES E CARÊNCIAS DO SETOR TRIBUTÁRIO DO
MUNICÍPIO
- Assessoria jurídica própria;
- Veículo;
- Engenheiro disponível para o setor;
- Instalação de sistema informatizado;
- Estrutura organizacional adequada e a divisão
de cargos e tarefas;
- Atualização cadastral ou cadastro novo dos
imóveis residenciais da sede e distritos; e
- Atualização cadastral ou cadastro novo dos
comércios e prestadores de serviços do município.
AVALIAÇÃO DO MUDI
O MUDI avaliou como muito produtiva a reunião
com o Coordenador de Tributos do Município. Diversas ideias, sugestões,
problemas, demandas foram apresentadas e discutidas durante o encontro, cujo
objetivo é de auxiliar no melhoramento do serviço, aumentar a arrecadação dos
tributos, democratizar os valores cobrados, desenvolver o crescimento urbano,
dar transparência (identificar e informar) sobre os valores arrecadados e a destinação
destes recursos, com a devida prestação de contas à população.
Observou-se ainda que, historicamente, o setor
não recebeu a devida importância dos gestores. O setor de tributos é
estratégico para qualquer município, pois envolve receitas, ordenação do
desenvolvimento e crescimento urbano e sobre a concessão de serviços
importantes disponibilizados no município.
O Coordenador Ildson Alves de Sousa demonstrou
que está interessado em estruturar e organizar o setor para oferecer melhores
condições ao contribuinte e aumentar proporcionalmente e com justiça a
arrecadação dos tributos municipais.
O Movimento também propôs, por meio de
requerimento, uma reunião com o Prefeito Municipal e o Coordenador Jurídico
para tratar de assuntos relevantes para o município, incluindo-se questões
relacionadas à estruturação do setor de tributos e atendimento jurídico
adequado às demandas e procedimentos administrativos envolvendo a coordenação
de tributos.
ESTAMOS DE
OLHO!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário