quarta-feira, 29 de março de 2017

MUDI: Câmara de Vereadores de Iguaí realiza segunda sessão ordinária em 2017



MOVIMENTO DE UNIÃO EM DEFESA DE IGUAÍ




Ficha de Acompanhamento e Avaliação dos Trabalhos Realizados pelo Legislativo Municipal de Iguaí/BA

FICHA Nº. 03/2017


MOVIMENTO DE UNIÃO EM DEFESA DE IGUAÍ - MUDI


01) Objeto de acompanhamento e avaliação:

CÂMARA DE VEREADORES DE IGUAÍ

UF

BA

02) Natureza da Sessão Legislativa:

SESSÃO ORDINÁRIA
Data

28 / 03 / 2017
Horário Oficial
Início

9h
Término

11h
03) Pauta da Sessão Legislativa
Início efetivo

9h06

# Inúmeras Indicações foram feitas pelos Vereadores, referentes a SOLICITAÇÕES de: pavimentação de ruas, reparos em estradas rurais, construções de empreendimentos públicos nos bairros periféricos da cidade, veículos para transporte de alunos, segurança no Ginásio de Esportes.

Término efetivo

10h02

VEREADORES
Partido
Frequência
na Sessão
Horário de ingresso à Sessão
Nome Completo
Nome na Urna
1
Ademar Chaves Rios
DEMA RIOS
PDT
Ausente
--

2
Arismar Guimarães dos Santos
ARISMAR
PC do B
Presente
9h

3
Jesulino Cascais dos Santos Neto
NETO CASCAIS
DEM
Presente
9h

4
Luís Carlos da Cunha
LUÍS CUNHA
DEM
Presente
9h

5
Manuel dos Santos Franco
NETO MOTO TÁXI
PSD
Presente
9h

6
Ranulfo José Moreira
RANULFO
PSD
Presente
9h

7
Robério Santana dos Santos
ROBÉRIO DE NON
PSD
Presente
9h
8
Rosenilton Vieira de Jesus
PROFESSOR ROSENILTON
DEM
Presente
9h

9
Sabino Rodrigues Chaves
SABINO
DEM
Presente
9h

10
Sirnandes Fernandes Neri Souza
LIRA BIKE
PRB
Presente
9h

11
Yuri Borges de Novaes
YURI BORGES
PMDB
Presente
9h

04) Justificativas apresentadas pelo(s) Vereador(es) sobre ausência(s) à Sessão (se houver)

# COMPARECERAM 10 (DEZ) VEREADORES nesta Sessão Ordinária de hoje, 28, dos 11 membros da Casa Legislativa de Iguaí (vide quadro acima).

# Único Vereador AUSENTE nesta Sessão: DEMA RIOS.

# Sem justificativas apresentadas pela Mesa Diretora em plenário nem ao MUDI.

05) Resumo dos Assuntos Tratados na Sessão Legislativa

# A segunda sessão ordinária da Câmara de Vereadores teve várias indicações e duração mais longa neste exercício.

# Após a leitura das indicações, o vereador LUÍS CUNHA fez uso da palavra. Ele lembrou da dificuldade em manter as estradas rurais em boas condições.

# Em seguida, abriu-se votação. E as indicações foram aprovadas.

# Após, o Presidente da Casa franqueou a palavra aos vereadores:

a) NETO CASCAIS: Falou da necessidade de fazer melhorias na ladeira que dá acesso ao Distrito de Ibiporanga.

b)  ROBÉRIO DE NON: Falou da necessidade de calçamento de ruas da cidade.

c) YURI BORGES: Disse que em visita ao Bairro Marinho Freitas, lá verificou problemas na caixa d’água. Mas que já encaminhou o assunto ao Secretário Municipal de Infraestrutura. Ressaltou ainda os problemas de superlotação e falta de segurança no Ginásio de Esportes de Iguaí, dizendo que precisa haver levantamento técnico para verificar a capacidade total do ambiente e evitar a venda de ingressos acima da capacidade então permitida.

d) SABINO: Disse que não fez nenhuma indicação até agora, porque faz parte de acordo político entre os vereadores e o prefeito, “pois se o prefeito não quiser, a indicação não serve para nada”. Salientou que prefere fazer isso nas próprias sessões. Fez reclamação sobre os problemas de iluminação pública, pela falta de lâmpadas, tornando algumas ruas escuras. Fez queixas sobre a FALTA DE MÉDICOS E DE MATERIAL EM POSTOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO. Fez pedido à Secretária de Ação Social para averiguar a condição de algumas pessoas que estão transitando pelas ruas da cidade, precisando de amparo social. Registrou a boa colocação do atleta ISAAC MATOS na competição de Karatê, em Juazeiro/PE na última semana. Lembrou, inclusive, da necessidade de patrocínio permanente para o referido atleta. Disse que o Ginásio de Esportes, durante os jogos, não conta com segurança, pois não há guardas municipais nem policiamento. E, por fim, citou a AUSÊNCIA DA RÁDIO COMUNITÁRIA NA TRANSMISSÃO DAS SESSÕES ORDINÁRIAS DA CASA.

e) LUÍS CUNHA: Citou a questão da superlotação do Ginásio de Esportes de Iguaí durante dos jogos de futsal, pelo risco de acidentes, podendo os responsáveis responder criminalmente. Falou da necessidade de ampliação ou construção de outro ginásio de esportes.

f) LIRA BIKE: Lembrou da necessidade de verificar se fica alguém responsável pela portaria do Ginásio de Esportes e se há extintores, etc.

g) ARISMAR: Falou da necessidade de se amparar na lei os atos dos Vereadores. Para isso, pediu ao Presidente da Casa computadores destinados ao Vereadores durante as sessões. Frisou a relevância do Anteprojeto de sua autoria, intitulado “MÃE MONITORA”, que será apresentado, segundo ele, na próxima sessão ordinária. Lembrou que os problemas apontados sobre a questão do Ginásio de Esportes sinalizam que o esporte de Iguaí está crescendo. Justificou que sua ausência na sessão anterior foi decorrente de problemas de saúde, causado, segundo ele, por excesso de trabalho [o Vereador NÃO APRESENTOU à Mesa Diretora nem ao MUDI ou à comunidade ATESTADO MÉDICO]. Enalteceu a reforma da “Casa do Homem do Campo” de Iguaí. Fez menção à futura reforma do Mercado Municipal de Iguaí, cujo projeto já está em processo de elaboração. Salientou que o Prefeito Municipal já conseguiu 5km de massa asfáltica para o centro da cidade de Iguaí. Falou da necessidade de calçamento da rua que dá acesso ao “Complexo Policial”, que, segundo ele, já está em processo licitatório. Disse também da necessidade de se ter uma creche no “‘Bairro Novo”. Informou que está providenciando uma ação popular referente à taxa de esgoto cobrada pela Embasa, que, segundo ele, é ilegal, porque não se faz tratamento algum de esgoto. Lembrou que o Prefeito Municipal vai distribuir leite e peixe à comunidade na Semana Santa. Finalizou sua longa fala enaltecendo a importância da participação dos cidadãos iguaienses nas sessões da Casa e parabenizou o MUDI pela relevância no trabalho de acompanhamento do Legislativo.

h) NETO MOTO TÁXI: Defendeu a necessidade de conceder diárias aos funcionários que transportam os doentes para outras cidades e dar a eles boa remuneração. Segundo ele, não é justo que esses funcionários paguem do próprio bolso despesas com café, almoço, etc.

i) PROFESSOR ROSENILTON: Lembrou da necessidade de se fazer o cascalhamento da estrada do Riachão de Camberiba. Salientou também a questão da falta de segurança e superlotação do Ginásio de Esportes de Iguaí. Disse que no Campeonato Rural da região da Lagoa [Ribeirão das Flores] tem ocorrido policiamento militar, mas o mesmo não tem ocorrido no Ginásio de Esportes, estranhamente. Ressalvou que as questões internas e de gestão do Ginásio de Esportes precisam ser resolvidas urgentemente, antes que tragédias aconteçam por lá durante as competições. Pediu ao Presidente da Casa e aos demais vereadores que dessem atenção à questão do delegado de polícia de Iguaí, verificando-se se já existe algum substituto atuando no município, ou pressionando o Estado a providenciar um titular com certa urgência. E finalizou reforçando a fala do vereador Sabino sobre as carências de iluminação pública em alguns pontos da cidade.

j) RANULFO: O Presidente da Casa lembrou que o Prefeito começará nesta semana os reparos em estradas rurais (citou algumas delas). Falou da necessidade de mais policiais em Iguaí. Salientou que, a partir do mês de abril, convocará secretários municipais, para que eles expliquem o que estão fazendo, etc. Disse que o Prefeito Municipal irá trazer muitas obras para o município. E, por fim, afirmou: “Nós vamos fazer uma gestão para ficar na história de Iguaí” [o vereador não deixou claro se estava se referindo ao Prefeito Municipal, de quem falava anteriormente, ou se fazia menção ao Legislativo, do qual é Presidente].

# Após, o Presidente da Casa, Ranulfo, encerrou a Sessão, às 10h02.

06) Encaminhamentos e Deliberações da Sessão Legislativa
# Indicações diversas aprovadas pelo Plenário da Casa.
07) Avaliação do MUDI sobre a Sessão Legislativa

# Apesar do maior tempo de duração desta sessão ordinária, os Vereadores ainda estão presos a indicações [a maioria deles faz parte da base aliada do Prefeito Municipal], sem executar suas funções fiscalizatórias, como tem sido comum, infelizmente. Existe ainda muita omissão e negação por parte de Vereadores das obrigações de fiscalização do Executivo.

# O Vereador Arismar não apresentou atestado médico que justificasse sua ausência na sessão anterior. Estamos aguardando a remessa desse documento exigido pela legislação brasileira.

# Mais uma vez, vale lembrar que a população iguaiense aguarda que os vereadores exerçam suas funções: legislativa e fiscalizatória do Executivo e da própria Casa.

ESTAMOS DE OLHO!!!!!!