Páginas

terça-feira, 20 de março de 2018

Ficha de Acompanhamento dos Trabalhos Realizados na primeira Sessão Ordinária do Município de Iguaí em 2018




MOVIMENTO DE UNIÃO EM DEFESA DE IGUAÍ


Ficha de Acompanhamento dos Trabalhos Realizados nas Sessões Legislativas do Município de Iguaí

FICHA Nº 01/2018


CÂMARA DE VEREADORES
SESSÃO ORDINÁRIA I
EM 13/03/2018
ÀS 19H03

FREQUÊNCIA DOS EDIS

VEREADORES
Partido
SITUAÇÃO
(P ou A)
Nome Completo
Nome na Urna
1
Ademar Chaves Rios
DEMA RIOS
PDT
Presente
2
Arismar Guimarães dos Santos
ARISMAR
PC do B
Presente
3
Jesulino Cascais dos Santos Neto
NETO CASCAIS
DEM
Presente
4
Luís Carlos da Cunha
LUÍS CUNHA
DEM
Presente
5
Manuel dos Santos Franco
NETO MOTO TÁXI
PSD
Presente
6
Ranulfo José Moreira
RANULFO
PSD
Presente
7
Robério Santana dos Santos
ROBÉRIO DE NON
PSD
Presente
8
Rosenilton Vieira de Jesus
PROFESSOR ROSENILTON
DEM
Presente
9
Sabino Rodrigues Chaves
SABINO
DEM
Presente
10
Sirnandes Fernandes Neri Souza
LIRA BIKE
PRB
Presente
11
Yuri Borges de Novaes
YURI BORGES
PMDB
Presente

ORDEM DO DIA E EXPEDIENTE

Sem material para apreciação pelos Edis. Sem indicações, projetos ou proposições de qualquer natureza apresentadas ou apreciadas nesta sessão legislativa.


ASSUNTOS TRATADOS NA SESSÃO

# Vereador SABINO:
Abordou a questão do “Lixão” do município, pedindo informações sobre o andamento do processo administrativo referente à aquisição ou desapropriação do terreno destinado ao depósito do lixo municipal, e solicitou à Mesa Diretora da Casa, inclusive, convocação do MP e Assessoria Jurídica do Município, para discussão e esclarecimentos sobre a matéria. Reclamou também dos problemas relacionados a: iluminação pública das vias urbanas; ruas esburacadas que dificultam mobilidade urbana; falta de atendimento de fisioterapia na rede de saúde (falta de aproveitamento de profissionais da área existentes no município); estrada do Riachão de Camberiba em péssimo estado de conservação, sem condição de trafego; Conselho Tutelar (falta de estrutura, mobiliário, equipamentos e remuneração adequadas para desenvolvimento do trabalho e cumprimento das suas atribuições.

# Vereador YURI BORGES:
Lembrou a reincidência dos roubos de gado no município, com índices alarmantes. E citou a realização de competições de futebol na área rural e de futsal no ginásio de esportes (disse que o filtro do bebedouro está extremamente sujo; denunciou a exclusão de pessoas especiais do quadro de arbitragem nos jogos de futsal).

# Vereador LUÍS CUNHA:
Denunciou a falta de merenda escolar (atraso no início das aulas nas escolas públicas municipais, e alunos sem alimentação escola), por ser um problema recorrente na rede educacional ao longo dos anos. Reclamou que a escola Dantas Rego, mesmo com o ano letivo já iniciado, esteja passando por reforma no telhado (perguntou porque isso não fora feito no período de férias dos alunos). Reclamou dos problemas das estradas rurais, dizendo que há maquinário e cascalho em algumas regiões, faltando apenas execução dos trabalhos. Pediu aos Vereadores da base governista que leve ao Prefeito as reivindicações e problemas discutidos na Casa Legislativa, para as providências necessárias.

# Vereador NETO CASCAIS
Esclareceu que o trator não tem trabalhado na região de Altamira, e que a população tem cobrado. E ele, também, considera a demora para fazer os serviços ora solicitados injustificável.

# Vereador DEMA RIOS:
Salientou os problemas relacionados ao “lixão”. Cobrou providencias referentes ao veículo ou motocicleta destinados à Guarda Municipal. Lembrou o desrespeito de algumas pessoas quanto às normas de trânsito na área urbana.

# Secretário Municipal de Meio Ambiente ROBERTO MACEDO
O Secretário esclareceu que o Município fez vistorias em 04 terrenos para implantação do “lixão” ou aterro sanitário. Dentre estes, foi escolhido o terreno pertencente à pessoa chamada de Maron, localizado na estrada que dá acesso ao Distrito de Palmeirinha. A negociação entre a Administração Pública não teve exito, não havendo acordo. Posteriormente, o Município entrou (ou entrará) com uma AÇÃO DE DESAPROPRIAÇÃO da respectiva área. O Presidente da Câmara disse que iria verificar com o Jurídico da Prefeitura o andamento do processo e informaria os vereadores e a comunidade sobre a atual situação do dito processo.

#Vereador PROFESSOR ROSENILTON
Fez ponderações sobre a falta de credibilidade dos políticos brasileiros na atual conjuntura. Chegou a dizer que, dados os últimos acontecimentos no país e em nossa cidade, tem sido vergonhoso ser vereador, demonstrando sua insatisfação com os rumos da política e com a postura de certos políticos na vida pública. Reclamou que sua indicação sobre a construção do muro na escola municipal Alice e Ester, situada no Bairro Novo. Cobrou do Município veículo para a Guarda Municipal e para o Conselho Tutelar, frisando que vários veículos foram adquiridos e alugados pelo Executivo Municipal, que estão, inclusive, alguns deles, usados para assuntos particulares. Lembrou que o Município até agora não repassou o percentual de reajuste compulsório garantido aos Professores de todo país, de acordo com o Piso Nacional dos Profissionais da Educação. Cobrou providências sobre a organização do horário de saída dos ônibus do meio rural, pois estão saindo muito cedo da manhã, sem justificativa aparente. Perguntou ao Presidente da Casa se as indicações ora aprovadas eram repassadas ao setor competente do Executivo. Em resposta, o presidente informou a Casa de Leis tem repassado as indicações, mas não se sabe porque algumas delas não têm chegado às mãos dos Secretários Municipais.

#Vereador ROBÉRIO DE NON
Lembrou das indicações que fez sobre a pavimentação de algumas ruas da cidade, cobrando atendimento das demandas ao Executivo.

#Vereador ARISMAR
Lembrou os problemas relacionados ao “lixão”. Disse que o Executivo Municipal autorizou a implementação de um loteamento urbano, pertencente a Gabiraba, que deverá ser pavimentado posteriormente. Informou que o processo licitatório para reforma das praças municipais da sede já estão em fase de conclusão. Prometeu cobrar do Executivo o fornecimento regular da merenda escolar nas escolas municipais.

# Vereador NETO MOTO TÁXI
Lembrou que a reforma da escola municipal Dantas Rego já está sendo concluída.

#Vereador LIRA BIKE
Salientou a necessidade de reparos na estrada rural dos Brancos (também cobrada pelo Ver. Luís Cunha).

# Vereador RANULFO
Prometeu que iria verificar junto ao Jurídico do Executivo o andamento do processo referente à desapropriação do terreno para o “lixão”. E também a questão da merenda escolar. Em seguida, encerrou a sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário